Evento cultural gratuito, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, contará com a participação de vários autores da gráfica e editora, reunidos em debates literários programados de 15 a 18 de novembro, na Praça Luiz Pereira Lima

 

Os autores da Imprensa Oficial Graciliano Ramos participam da programação da 1ª Feira Literária de Arapiraca (Fliara), realizada pela prefeitura do município, de 15 a 18 de novembro, no Complexo Cultural instalado na Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura). A partir desta quinta-feira (15), os escritores da editora pública estarão presentes em diversas mesas de debates, discutindo sobre temas literários contemporâneos. Durante os quatro dias do evento, vários títulos da Imprensa Oficial Graciliano Ramos estarão disponíveis para compra no estande da Quilombada – Portal dos Autores Alagoano.

O cordelista Cícero Manoel, autor de Um Cordel Atrás do Outro, fará parte de uma mesa literária sobre Versos Populares, no dia da abertura da Fliara, a partir das 17h. Além dele, farão parte do encontro os poetas populares José Inácio Vieira, Carlisson Galdino, João Lima Afrísio Acassi e Cartuxo.

Na sexta-feira (16), a partir das 16h, será a vez do poeta Marlon Silva, autor de Vil e Tal e de Ocre Barro, e Alexsandro Alves, autor de (Dê) Lírios Intranquilos, falarem sobre “O Engajamento como Função da Arte Literária” junto a Claudemir Calixto, Juliana Cardoso e Robson Cavalcante. Todos são integrantes do grupo literário Paiol, do município de Teotônio Vilela. Às 18h, será a vez do poeta Cosme Rogério, autor de Radiações de Fundo Cósmico, discutir sobre a temática “Poesia para Quê? Para Quem?”, na companhia de José Inácio Vieira de Melo.

Já o poeta arapiraquense Breno Airan, autor de Meio Chá de Pólvora, estará ao lado da atriz e escritora Maitê Proença, debate sobre “O Cotidiano Como Espaço da Escrita”, no sábado (17), a partir das 20h.

Já as Literaturas Alagoanas e toda a sua riqueza e diversidade serão o tema da mesa literária que reunirá os professores e poetas Nilton Resende, autor de O Orvalho e os Dias; Milton Rosendo, autor de Caos Totem e Bruno Ribeiro, autor de Das Horas, a partir das 16h, no domingo (18). Em seguida, às 18h, Música e Literatura: Lirismo Presente será o tema do debate literário entre o poeta Igor Machado, autor de Pausas Corrompidas; Luciano José, autor de Horrores e de Jacinto Silva – As Canções e o cantor e compositor Wado, autor de Água do Mar nos Olhos. Depois do bate-papo, Wado e Gato Negro encerram a programação da Fliara com chave de ouro, numa apresentação musical que promete animar o público com canções do álbum Precariado.

Programação da Fliara

Além das mesas literárias, a programação oficial da 1ª Feira Literária de Arapiraca apresenta uma série de atrações para leitores de todos os gostos e idades. Também há a versão infantil da feira e o Piquenique Literário, que contará com diversas atividades – entre elas, contação de histórias e brincadeiras.

Durante os quatro dias de evento, serão realizadas apresentações culturais e lançamentos de livros no Café Central. A programação conta com a participação das principais editoras de Alagoas; a exposição coletiva de artistas plásticos do Agreste, no Museu Zezito Guedes; e outras ações culturais.