Literatura

Antiga sede da Casa de Jorge de Lima, situada na Praça Deodoro, parceria institucional prevê reforma e revitalização de edificação histórica situada na Praça Deodoro
Mário Lima

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Academia Alagoana de Letras negociam parceria institucional que visa instalar uma nova livraria e complexo cultural na antiga sede da entidade, situada na Praça Deodoro, Centro de Maceió. O contrato de locação do imóvel centenário, que já abrigou o Grupo Escolar Dom Pedro II, vai prever ainda a reforma e manutenção das instalações do prédio histórico. Com a receita gerada pelo convênio, os membros da Academia pretendem destinar recursos para melhorias permanentes na atual sede da Casa Jorge de Lima, localizada na praça Sinimbu, e para o desenvolvimento de seus projetos literários.

“Estamos felizes com ideia de transformar nossa antiga sede em um complexo cultural que vai fomentar a literatura e engrandecer os autores alagoanos. Desta forma vamos viabilizar nossa nova casa, e fortalecer a cultura e as artes de Alagoas, modernizando uma instituição centenária, guardiã das letras de um estado reconhecido por ter intelectuais de primeira linha da literatura brasileira”, diz Carlos Méro, presidente da Academia.

De acordo com Marcos Kummer, diretor presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, a parceria com a Academia Alagoana de Letras atende a diversos objetivos estratégicos da editora. O primeiro deles é levar ao público do Centro da capital alagoana uma livraria de alto nível, capaz de reunir obras de autores alagoanos, fortalecendo a produção literária da nossa terra, abrindo espaço também para livros de escritores independentes e publicações de editoras parceiras, inclusive de outros estados. “Queremos que a nova livraria se torne palco de futuros lançamentos editoriais, seminários e debates. Queremos manter a beleza do prédio histórico para torná-lo um reduto de leitores e autores, dos amantes da boa literatura”, afirma.

A reunião para discutir o projeto do novo equipamento cultural contou com a presença do vice-presidente da Academia Alagoana de Letras Rostan Lanverly, as acadêmicas e escritoras Mirian Canuto, Yarandir Sarmento, Enaura Quixabeira, Solange Chalita e a secretária executiva da instituição, Emília Carneiro.

Lançamento

Além de tratar da parceria cultural, durante a reunião realizada nesta quarta-feira (9/8), os representantes da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Academia Alagoana de Letras acertaram os últimos detalhes para o lançamento da nova edição do livro O Mundo do Menino Impossível, do poeta alagoano Jorge de Lima, no próximo dia 24 de agosto, na atual sede da Academia, instalada na antiga casa do escritor.

O livro traz um dos mais famosos poemas de Jorge de Lima que marcou sua entrada no movimento modernista brasileiro. Publicado pela primeira vez em 1927, O Mundo do Menino Impossível foi impresso originalmente em 300 cópias numeradas, ilustradas pelo próprio autor, colorizadas pelo seu irmão Hildebrando de Lima, também escritor. As ilustrações marcaram ainda o início de sua incursão pelo mundo das artes visuais.

A nova edição de O Mundo do Menino Impossível que será lançada pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos mantém a veia infantil da primeira versão, com ilustrações assinadas pela designer Chris K, com traços e estilo afinados com linguagem infantil contemporânea. Com este projeto, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos pretende popularizar a obra de Jorge de Lima iniciando crianças e adolescentes na obra do genial poeta alagoano.

Editora | Imprensa Oficial Graciliano Ramos
82 3315 8303
[email protected]
www.imprensaoficialal.com.br