Imprensa Oficial e Fapeal entregam segunda edição do Prêmio Graciliano Ramos de Incentivo à Produção Científica

Oito jovens pesquisadores de cinco instituições de ensino superior de Alagoas foram os protagonistas nesta quinta-feira (10), do lançamento do livro Saber Alagoas volume II, com os trabalhos vencedores do 2º Prêmio Graciliano Ramos de Incentivo à Produção Científica, por meio de editais públicos em 2016. O prêmio é uma iniciativa da Imprensa Oficial e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Layane de Oliveira Ferro, acadêmica de Biomedicina do Centro Universitário Cesmac, junto com seu colega Júlio Macedo, realizou um dos trabalhos publicados no livro: Os benefícios da profilaxia na qualidade de vida de hemofílicos. Layane e seu grupo receberam exemplares do livro e o certificado do Prêmio Graciliano Ramos.

“Agradecemos imensamente, principalmente nestes tempos tão difíceis. É um motivo de estímulo e de orgulho para nós. E poder dizer também que com essa iniciativa é possível fazer ciência aqui, sim”, afirmou Layane.

Para o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o lançamento da segunda edição do Livro Saber, que reúne os trabalhos dos jovens cientista reforça a política de investimentos do governo de Alagoas com propostas inovadoras, e bons resultados para o setor de pesquisa e inovação.

“É com muito orgulho que participamos e compartilhamos junto com a Imprensa Oficial desta parceria, que foi extremamente importante na iniciação científica, que abre as janelas para novas oportunidades”, assinalou o presidente da Fapeal, Fábio Guedes.

O presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer, destacou que ao abrir  s a esna Morensa Durante o lançamento do A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança nesta quinta-feira, 10, No livro, oitos jovens cientistas e mestres trazem à tona estudos e pesquisas com temas impactantes como violência contra a mulher; liberdade de expressão nas redes sociais; adoção à brasileira; arte indígena no design contemporâneo; telejornalismo e fonoaudiologia, e muito mais.

“Estudantes e professores merecem essa arrojada iniciativa do poder público, e consolida ainda mais a política editorial da Imprensa Oficial. Com esta convicção, decidimos contribuir de forma direta e incisiva para o incremento da pesquisa em nossos centros de educação superior. Para viabilizar o projeto, foram essenciais o pleno apoio do governo do Estado e a parceria com a Fapeal”, assinala o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Marcos Kummer.

Os oito trabalhos envolvem 14 acadêmicos de cinco instituições, entre elas a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Centro Universitário Tiradentes (Unit); Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Centro Universitário Cesmac e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).

Os vendedores do edital Prêmio Graciliano Ramos de Incentivo à Produção Científica, que estão com seus artigos publicados no segundo livro da série, foram os acadêmicos Patrícia KatharinaFontan, Jéssica Ferreira, Flávia Costa, Marcus Eugênio Melo, Rosemary Rodrigues, Anderson Almeida, Iolita Marques Lira, Júlio Macedo Silva, Layanne Ferro, Márcio Cedrim Vieira, Moezio Santos Filho, Gabriela Silveira Sostenes, Silmara Gabriel da Silva e Gabriela do Carmo Paiva.

Mais informações:

Mário Lima
Assessor e repórter especial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos
82 98818-3722 ou 99400-4535.

Patrycia Monteiro
Coordenadora editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos
82 98883-7609