Editora

As melhores ideias sobre Alagoas

Criada em 2007, a editora da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é responsável pela edição e publicação de livros e revistas produzidos por autores alagoanos ou radicados em Alagoas, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento sociocultural no Estado. Seu catálogo traz obras de diversos gêneros e para os mais diferentes leitores.

A editora tem, entre suas atividades, a edição da revista cultural Graciliano, concursos culturais, publicação de reedição de obras alagoanas importantes e ações de incentivo à leitura, como contações de histórias para crianças.

Embora ainda jovem, ela já apresenta um catálogo expressivo, com três coleções temáticas, o relançamento de obras clássicas e a publicação de livros de autores alagoanos contemporâneos.

Ciente de sua responsabilidade no cenário cultural alagoano, a editora atua em diversas áreas relativas ao campo literário. A participação diferenciada nas edições da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a parceria com a Ufal no Prêmio Lego de Literatura e a realização anual dos editais Coco de Roda e Programa de Incentivo à Cultura Literária (PICL) pontuam a linha de ação destinada a desenvolver o segmento editorial e a estimular uma leitura de qualidade para todos os públicos.

Em janeiro de 2012, a editora lançou o blog Graciliano On-line. Nele são publicados textos sobre os acontecimentos culturais locais ou relacionados a Alagoas, além de disponibilizar algumas edições da revista Graciliano em formato digital e trazer informações sobre a publicação.

O segmento infantojuvenil também é atendido pela editoria. A coleção Coco de Roda, cujas obras são frutos de editais, fomentam a produção local e, além de ampliarem a bibliografia nativa no segmento, têm o potencial de inserção em escolas públicas e particulares, algumas já adotadas como obras paradidáticas em 2012 e 2013.

O investimento no segmento editorial atende a sociedade alagoana com o mérito de pensar sua realização como resultado de uma política pública. Um exemplo é o recém-lançado Programa de Incentivo à Cultura Literária, que garante, por meio de edital, a impressão de livros utilizando como recurso 5% do lucro líquido anual da empresa.

As obras passam pelo crivo do conselho editorial, que também atua nos editais elaborados para festivais e prêmios literários.