Ilha de Ferro e A Feira são as apostas da Imprensa Oficial Graciliano Ramos para quem deseja revisitar Alagoas em imagens

 

No dia do repórter fotográfico, 02 de setembro, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos relembra os clássicos do seu catálogo que apresentam Alagoas em imagens: Ilha de Ferro, de Celso Brandão, e A Feira, de Sidney Wanderley e Juarez Cavalcanti.

Em Ilha de Ferro, o fotógrafo Celso Bandrão destaca o povoado homônimo, situado no município de Pão de Açúcar, considerado o berço de artistas populares alagoano – reunindo o maior número de artesãos por metro quadrado em Alagoas, especializados em artigos de madeira e bordado.

Repleto de ilustrações em preto e branco, o autor retrata as atividades das bordadeiras, a produção vernacular, a religiosidade de sua gente, suas paisagens memoráveis e a vivacidade do povo acolhedor. Ilha de Ferro também é contemplada com a sensibilidade literária de Fernando Fiúza, que assina poemas na sessão Sertão Elegante.

Já em A Feira, a junção de poemas, crônicas e fotografias dão o tom à narrativa de Sidney Wanderley e Juarez Cavalcanti. O livro é o resultado dos diferentes pontos de vista dos dois artistas sobre a feira municipal de Viçosa. A obra apresenta os principais personagens e jogos de cena do comércio popular e seu ritual típico nas manhãs de sábado do interior.

Repleto de referências literárias, os textos de Wanderley, em A Feira, partem do local para o universal, conferindo humor e reflexão ao “caos buliçoso” e à “festa dos sentidos” tão característicos das feirinhas nordestinas. Já o olhar de Cavalcanti se despe de qualquer romantismo, revelando uma feira tal como ela é, com abatimento e cachorros devorando sobras no chão.

As duas obras estão disponíveis aqui.