Editais com inscrições abertas

Ilustradores Coco de Roda 2019

 

Editais em andamento

Obras de Ficção 2019

 

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos torna pública a abertura de inscrições para a publicação de obras literárias.

  1. Das disposições preliminares

O presente edital tem como objetivo garantir a publicação de obras literárias ficcionais, tais como obras de poesia, romance, conto, crônica, teatro, novela e etc… Os livros devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, escritos ou organizados por autores alagoanos ou radicados em Alagoas – independentemente de tratar-se de autor estreante ou com obras já publicadas, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento e a diversificação da produção literária em Alagoas.

  1. Das inscrições

2.1.   As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 13 dedezembro de 2018 a 19 de janeiro de 2019. Devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (www.imprensaoficialal.com.br). É de total responsabilidade do autor o cadastro de sua ficha de inscrição e o cadastro de sua obra em arquivo digital.

2.2.   O formulário de inscrição online deve ser preenchido de forma objetiva e integral.

2.3.   Cada concorrente poderá inscrever apenas uma obra por edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

2.4.   A obra deverá ser inédita: nunca ter sido publicada integralmente por qualquer meio, seja ele impresso ou eletrônico.

2.5.   O original cadastrado no ato da inscrição deve ser a versão final do autor, não sendo permitida qualquer alteração após a inscrição, mesmo que a obra seja selecionada para publicação. Quaisquer alterações no conteúdo só poderão ser propostas pela Coordenação Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. As páginas devem estar numeradas em sequência. Na capa deverão constar o título da obra e apenas o(s) pseudônimo(s) do(s) autor(es). Na página 2 o candidato deve fazer um resumo da obra em, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 20 linhas. É expressamente proibida a inserção, na obra, de qualquer informação que identifique o autor.

2.6.   Antes de efetivar a sua inscrição o candidato deve baixar o “Arquivo Modelo” do Word, hospedado na página da Imprensa Oficial Graciliano Ramos na internet (www.imprensaoficialal.com.br) com as configurações de texto específicas, determinadas pela Coordenação Editorial, para que a obra seja enviada dentro dos padrões técnicos estabelecidos: Tamanho de papel A4, com 6,8cm de margem no topo e no rodapé, 5,5cm de margem nas laterais, fonte Times New Roman corpo 10,5pt e entrelinha 16,5pt. Um estilo de parágrafo nomeado como “Graciliano” foi criado no “Arquivo Modelo” do Word com essas configurações. Basta selecionar todo o texto e clicar nesse estilo que o programa aplicará as propriedades.

2.7.   Eventuais fotografias, ilustrações e imagens de qualquer natureza devem estar inseridas no mesmo arquivo do texto no momento da inscrição. Caso a obra seja selecionada para publicação o candidato deve apresentar os originais das imagens em alta resolução para a Coordenação Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que é soberana na avaliação dos aspectos técnicos e questões referentes a pertinência e relevância para a obra. A publicação das imagens não é garantida.

2.8.   Qualquer trabalho inscrito que não obedeça às normas deste edital será desclassificado.

2.9.   Caberá à Imprensa Oficial Graciliano Ramos definir o projeto gráfico e materiais a serem utilizados na obra.

  1. Da participação

3.1.   Cabe exclusivamente ao autor a responsabilidade por questões relativas à originalidade da autoria e demais disposições deste edital. Caso seja constatado que a obra inscrita já havia sido publicada integralmente (seja em meio impresso ou eletrônico), a inscrição será invalidada.

3.2.   É proibida a inscrição de obras cujo autor seja servidor, estagiário, membro do Conselho Editorial ou do Conselho Administrativo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

  1. Dos julgamentos

4.1.   As obras inscritas serão analisadas por pareceristas de reconhecida competência.

4.2.   Os critérios de avaliação são: qualidade, relevância e originalidade.

4.3.   A decisão da Imprensa Oficial Graciliano Ramos sobre a publicação das obras a partir dos pareceres é soberana e não caberá recursos.

  1. Dos resultados

5.1.   A divulgação do resultado deste concurso ocorrerá até 90 dias após o término das inscrições, no site www.imprensaoficialal.com.br.

5.2.   Os autores selecionados serão contatados por telefone e/ou e-mail.

  1. Da premiação

6.1.   Os textos selecionados através deste edital serão impressos de acordo com o cronograma da gráfica, não cabendo aos autores selecionados exigências referentes a prazo para entrega dos livros.

6.2.   O autor da obra receberá uma cota autoral, em livros, correspondente a 10% da tiragem de 500 exemplares. Em caso de haver mais de um autor, a quota terá que ser dividida entre os autores.

6.3.   A tiragem será de 500 exemplares para cada título.

  1. Disposições gerais

7.1.   Ao se inscrever, o candidato estará automaticamente concordando com todos os termos deste edital.

 

Maceió/AL, 10 de dezembro de 2018

Dagoberto Omena

Diretor-presidente

 

Downloads
Edital de Obras de Ficção 2019
Arquivo Modelo

 

Obras Literárias 2019

Deseja se inscrever neste edital? Clique no botão abaixo para acessar o formulário de inscrição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Obras de Não Ficção 2019

 

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos torna pública a relação dos selecionados no Edital de Obras Não Ficcionais

  1. O Dom do Segredo – A negociação do segredo ritual nas religiões afroalagoanas, de Larissa Fontes
  2. Em Pau d’Arco, muitas flores: memória, território de parentesco e fronteira étnica, de Anna Kelmany da Silva Araújo.

 

Downloads
Edital de Obras de Não Ficção 2019
Obras para Coleção Infantil Coco de Roda 2019

 

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos torna pública a abertura de inscrições para a publicação de obras literárias.

  1. Das disposições preliminares

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos torna pública a abertura de inscrições para o edital da Coleção Coco de Roda 2019. Este edital tem como objetivo a produção de livros infantis inéditos, voltados para crianças de até dez anos de idade. Para isto, serão selecionados até cinco (05) textos.

As metas são: estimular os escritores alagoanos ou radicados em Alagoas e contribuir para a inserção do público infantil no mundo literário, valorizando a relação entre o imaginário infantil e os elementos da cultura e da história regionais.

Os enredos devem valorizar temas que possam ser trabalhados nas salas de aula da Educação Infantil ou do Ensino Fundamental 1. Os enredos devem, de forma lúdica, fazer menção às tradições culturais alagoanas, com personagens, lendas e mitos locais. As narrativas devem ser ambientadas em municípios do estado, ou fazerem menção a fatos históricos de Alagoas. Os textos devem ter no mínimo mil palavras (1.000) e no máximo de mil e duzentas (1.200) palavras. Os textos selecionados serão editados, ilustrados, impressos, publicados e comercializados pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos, cabendo-lhe desenvolver o projeto gráfico com total autonomia.

  1. Das inscrições

2.1.As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 13 dedezembro de 2018 a 19 de janeiro e 2019. Devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site  da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (www.imprensaoficialal.com.br). É de total responsabilidade do autor o cadastro de sua ficha de inscrição e o cadastro de sua obra em arquivo digital.

2.2.O formulário de inscrição online deve ser preenchido de forma objetiva e integral.

2.3. Cada concorrente poderá inscrever apenas uma obra por edital da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

2.4. A obra deverá ser inédita: nunca ter sido publicada integralmente por qualquer meio, seja ele impresso ou eletrônico.

2.5.  O original cadastrado no ato da inscrição deve ser a versão final do autor, não sendo permitida qualquer alteração após a inscrição, mesmo que a obra seja selecionada para publicação. Quaisquer alterações no conteúdo só poderão ser propostas pela Coordenação Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. As páginas devem estar numeradas em sequência. Na capa deverão constar o título da obra e apenas o(s) pseudônimo(s) do(s) autor(es). Na página 2 o candidato deve fazer um resumo da obra em, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 20 linhas. É expressamente proibida a inserção, na obra, de qualquer informação que identifique o autor.

2.6. Antes de efetivar a sua inscrição o candidato deve baixar o “Arquivo Modelo” do Word, hospedado na página da Imprensa Oficial Graciliano Ramos na internet (www.imprensaoficialal.com.br) com as configurações de texto específicas, determinadas pela Coordenação Editorial, para que a obra seja enviada dentro dos padrões técnicos estabelecidos: Tamanho de papel A4, com 6,8cm de margem no topo e no rodapé, 5,5cm de margem nas laterais, fonte Times New Roman corpo 10,5pt e entrelinha 16,5pt. Um estilo de parágrafo nomeado como “Graciliano” foi criado no “Arquivo Modelo” do Word com essas configurações. Basta selecionar todo o texto e clicar nesse estilo que o programa aplicará as propriedades.

2.7. Qualquer trabalho inscrito que não obedeça às normas deste edital será desclassificado.

2.8. Caberá à Imprensa Oficial Graciliano Ramos definir o projeto gráfico e materiais a serem utilizados na obra.

  1. AVALIAÇÃO

3.1. A seleção dos textos habilitados pelo edital de livros infantis da Imprensa Oficial Graciliano Ramos obedecerá aos seguintes critérios: qualidade artística, linguagem adequada à faixa etária determinada pelo edital e a presença de elementos que identifiquem Alagoas de forma lúdica e original.

3.2. Os originais serão encaminhados aos pareceristas, que analisarão os trabalhos inscritos e recomendarão até cinco textos para publicação.

3.3. A Imprensa Oficial Graciliano Ramos ressalta seu direito de encaminhar as obras para a impressão de acordo com o cronograma que elaborará e ponderando suas disponibilidades financeiras.

  1. DIREITOS AUTORAIS

4.1. Deverão ser concedidos à Imprensa Oficial Graciliano Ramos, mediante instrumento legal de cessão, os direitos autorais sobre o texto escolhido, para produção de três edições do livro infantil.

4.2. Os direitos autorais sobre a forma e ilustrações do livro pertencerão definitivamente à Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

4.3. O autor do texto receberá, em livros, 10% da tiragem de cada edição. No caso de haver dois ou mais autores de um mesmo livro, a quota de 10% da tiragem de cada edição deverá ser dividida pelos autores.

 

Downloads
Edital de Obras para Coleção Infantil Coco de Roda 2019
Arquivo Modelo

 

Obras Literárias 2019

Deseja se inscrever neste edital? Clique no botão abaixo para acessar o formulário de inscrição.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS


 

Editais encerrados

Obras Literárias 2018

 

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos torna pública a abertura de inscrições para a publicação de obras literárias.

  1. Das disposições preliminares

O presente edital tem como objetivo garantir a publicação de obras literárias. Os livros devem ser inéditos, redigidos em língua portuguesa, escritos ou organizados por autores alagoanos ou radicados em Alagoas – independentemente de tratar-se de autor estreante ou com obras já publicadas, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento e a diversificação da produção literária em Alagoas.

  1. Das inscrições

2.1.   As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 30 de setembro a 30 de outubro de 2017. Devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no site da Imprensa Oficial Graciliano Ramos (www.imprensaoficialal.com.br). É de total responsabilidade do autor o cadastro de sua ficha de inscrição e o cadastro de sua obra em arquivo digital.

2.2.   O formulário de inscrição online deve ser preenchido de forma objetiva e integral.

2.3.   Cada concorrente poderá inscrever apenas uma obra.

2.4.   A obra deverá ser inédita: nunca ter sido publicada integralmente por qualquer meio, seja ele impresso ou eletrônico.

2.5.   O original cadastrado no ato da inscrição deve ser a versão final do autor, não sendo permitida qualquer alteração após a inscrição, mesmo que a obra seja selecionada para publicação. Quaisquer alterações no conteúdo só poderão ser propostas pela Coordenação Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos. As páginas devem estar numeradas em sequência. Na capa deverão constar o título da obra e apenas o(s) pseudônimo(s) do(s) autor(es). Na página 2 o candidato deve fazer um resumo da obra em, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 20 linhas. É expressamente proibida a inserção, na obra, de qualquer informação que identifique o autor.

2.6.   Antes de efetivar a sua inscrição o candidato deve baixar o “Arquivo Modelo” do Word, hospedado na página da Imprensa Oficial Graciliano Ramos na internet (www.imprensaoficialal.com.br) com as configurações de texto específicas, determinadas pela Coordenação Editorial, para que a obra seja enviada dentro dos padrões técnicos estabelecidos: Tamanho de papel A4, com 6,8cm de margem no topo e no rodapé, 5,5cm de margem nas laterais, fonte Times New Roman corpo 10,5pt e entrelinha 16,5pt. Um estilo de parágrafo nomeado como “Graciliano” foi criado no “Arquivo Modelo” do Word com essas configurações. Basta selecionar todo o texto e clicar nesse estilo que o programa aplicará as propriedades.

2.7.   Eventuais fotografias, ilustrações e imagens de qualquer natureza devem estar inseridas no mesmo arquivo do texto no momento da inscrição. Caso a obra seja selecionada para publicação o candidato deve apresentar os originais das imagens em alta resolução para a Coordenação Editorial da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, que é soberana na avaliação dos aspectos técnicos e questões referentes a pertinência e relevância para a obra. A publicação das imagens não é garantida.

2.8.   Qualquer trabalho inscrito que não obedeça às normas deste edital será desclassificado.

2.9.   Caberá à Imprensa Oficial Graciliano Ramos definir o projeto gráfico e materiais a serem utilizados na obra.

  1. Da participação

3.1.   Cabe exclusivamente ao autor a responsabilidade por questões relativas à originalidade da autoria e demais disposições deste edital. Caso seja constatado que a obra inscrita já havia sido publicada integralmente (seja em meio impresso ou eletrônico), a inscrição será invalidada.

3.2.   É proibida a inscrição de obras cujo autor seja servidor, estagiário, membro do Conselho Editorial ou do Conselho Administrativo da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

  1. Dos julgamentos

4.1.   As obras inscritas serão analisadas por pareceristas de reconhecida competência.

4.2.   Os critérios de avaliação são: qualidade, relevância e originalidade.

4.3.   A decisão da Imprensa Oficial Graciliano Ramos sobre a publicação das obras a partir dos pareceres é soberana e não caberá recursos.

  1. Dos resultados

5.1.   A divulgação do resultado deste concurso ocorrerá até 90 dias após o término das inscrições, no site www.imprensaoficialal.com.br.

5.2.   Os autores selecionados serão contatados por telefone e/ou e-mail.

  1. Da premiação

6.1.   Os textos selecionados através deste edital serão impressos de acordo com o cronograma da gráfica, não cabendo aos autores selecionados exigências referentes a prazo para entrega dos livros.

6.2.   O autor da obra receberá 10% da tiragem de 500 exemplares. Em caso de haver mais de um autor, a quota terá que ser dividida entre os autores.

6.3.   A tiragem será de 500 exemplares para cada título.

  1. Disposições gerais

7.1.   Ao se inscrever, o candidato estará automaticamente concordando com todos os termos deste edital.

Maceió/AL, 30 de setembro de 2017

Dagoberto Omena

Diretor-presidente

 

Download dos editais
Edital