Escrito por Beatriz Brenner, “Encontro de Poetas” é um registro da troca de cartas entre os poetas Geraldino Brasil, alagoano, e Jaime Jaramillo Escobar, colombiano

 

 

Texto de Amanda Oliveira

A Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), em parceria com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, relança na próxima quarta-feira (31) o livro “Encontro de Poetas”, obra que revela os pensamentos e sentimentos do poeta Geraldino Brasil e do seu tradutor, o colombiano Jaime Jaramillo Escobar.

 

Organizado pela escritora Beatriz Brenner, o livro revela a longa e cultivada amizade entre o seu pai, o escritor Geraldino Brasil (pseudônimo literário de Geraldo Lopes), e o escritor colombiano Jaime Jaramillo Escobar, ao longo de 16 anos (1979 a 1995), através de intensa troca de correspondência.

 

Autor dos livros “Alvorada”, “Presença da Ausência”, “Coração”, “Poemas Insólitos e Desesperados”, “Sonetos do Sol e outros poemas (Poemas de Ler sem Tempo e Conhecimento da Solidão)” e “Cidade do Não (Manual do Amanhã)”, Geraldino Brasil teve sua obra consagrada na Colômbia (e fartamente conhecida na Venezuela e Argentina), graças a Jaime Jaramillo, que atuou como o seu tradutor e principal divulgador.

 

No Brasil, alertam críticos literários, sua poesia necessita ser resgatada. Com 415 páginas e dezenas de imagens (entre fotografias e reprodução de documentos) “Encontro entre Poetas” faz um percurso pessoal e histórico a partir das cartas trocadas entre os amigos e confidentes que jamais se conheceram pessoalmente.

 

Serviço:

 

Evento: Relançamento do livro “Encontro de Poetas”, de Beatriz Brenner

Data: 31 de janeiro (quarta-feira), às 19 horas

Local: Livraria Leitura – Parque Shopping Maceió

Avenida Comendador Gustavo Paiva, 5945 – Maceió-AL